Notícias

#Educação | 19 DE DEZEMBRO DE 2017

Projeto "Pais do Maximo" encerra o ano com linda formatura

#GovernoDoTrabalho

O projeto “Pais no Máximo” foi idealizado pelo Psicólogo da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Dr. Carlos Costa, junto a equipe técnica-funcional da Escola Municipal Maximiana Menezes com o objetivo de integrar a comunidade escolar e pais dos alunos; estimular a família a acompanhar a aprendizagem dos estudantes e conscientizar os pais da responsabilidade que eles possuem no processo de ensino/aprendizagem de suas crianças.
A Formatura aconteceu no salão festivo da paróquia de Nazaré e contou com a participação do Prefeito Chico Neto, secretários, vereadores, alunos, pais e docentes.
PAIS NO MÁXIMO
UMA PROPOSTA DE ESCOLA DE PAIS

Em Setembro de 2017 na abertura da semana da pátria, a diretora e duas professoras da Escola Maximiana Menezes, solicitaram ao prefeito municipal de Capanema, Dr. Chico Neto, que o psicólogo do CRAS AREIA BRANCA, Dr. Carlos Costa, fosse à escola apresentar soluções para algumas situações críticas da escola, entre elas: alunos retidos há cinco anos na mesma série escolar. O prefeito, ciente da urgência de soluções, e sabedor que a Secretaria de Educação ainda não dispunha de um profissional de Psicologia, em conexão com a Secretária de Educação, atendeu ao pedido da Diretora da Escola, Milde Pereira. Um mês depois, o psicólogo, já integrando a equipe de SEMED, com o diagnóstico nas mãos, apresentou ao Prefeito, e à secretaria de Educação Socorro Resueno, uma proposta de Escola de Pais, chamada PAIS NO MÁXIMO, como solução para algumas dificuldades da relação família-escola. Assim nasceu em Capanema, a primeira proposta Estadual de uma Escola de Pais, o projeto PAIS NO MÁXIMO.
Mas afinal de contas, o que é uma escola de pais ?
A família moderna passa por abalos muito significativos que a levam a grandes transformações nas estruturas sociais. Os pais, face às novas demandas da sociedade, acham-se atordoados e temerosos quanto à educação dos seus filhos. No Brasil, atualmente, vivemos fortes conflitos ideológico, midiáticos, políticos, sociais e financeiros. Em meio a esse tsunami de modificações de valores sociais, está a escola, com o enorme desafio de ofertar conteúdos teóricos e práticos, com a finalidade de preparar para a vida adulta e para o mercado de trabalho.
A Escola de Pais propõe um trabalho de co-responsabilidade entre Família/Escola, numa proposta transdisciplinar, aberta a trocas, diálogo, maturidade profissional, com formação humanística, estratégias comportamentais, conduzindo a ação educativa tanto familiar, quanto escolar para a construção de um cidadão feliz e comprometido socialmente. Através de reuniões, previamente agendadas com a equipe e a Gestora, da Unidade Escolar, a pauta é redigida para a entrega aos pais, na data escolhida de acordo com a presença da maioria dos envolvidos neste processo, ou seja, Escola/Família.
Durante estes encontros, o Projeto Pais no Máximo, que funcionou como um projeto piloto, a ser implantado no Município todo, segundo o Prefeito e a secretária de educação, arregimentou parceiros e palestrantes de comprovada eficiência, para ministrar aos pais aulas no formato de palestras shows, alegres e dinâmicas. Entre estes estiveram atuando: Prefeito Chico Neto; Secretaria de Saúde Valdimary Freitas; Vice-Prefeito Claudionor Moreira e sua mãe Professora Roselis; secretária de educação Professora Socorro Resueno; Walry Morais, secretario de Planejamento; Frei Rodrigues; Vereador Paulo Hermes; Elenilde Lucena, Psicóloga; Marcia Resueno, Milde Pereira e Maria Levina, pedagogas; e o Psicólogo Carlos Costa, coordenador do Projeto.
Os alunos matriculados no projeto, eram os pais dos alunos da Escola Maximiana Menezes, e receberam gratuitamente uniforme, lanche em cada encontro, kit completo (contendo copo, lápis, caneta, caderno e pasta plástica), além de um certificado na formatura.

A culminância do projeto, aconteceu na última terça feira, 19 de Dezembro, no espaço social da igreja de N. S. de Nazaré, com uma luxuosa formatura, onde cada aluno, devidamente paramentado com beca e capelo, recebeu das mãos dos parceiros e palestrantes, um lindo certificado de conclusão com mérito, desta primeira etapa.

 

Deixe seu comentário























NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Educação | 28 DE DEZEMBRO DE 2017

A equipe da secretaria municipal de educação - SEMED se reuniu no “Adeptos” na noite da última quarta-feira, dia 27 de dezembro, para comemorar o final de mais um ano. O momento de confraternização e alegria contou com a presença da Secretá [...]

#Educação | 14 DE DEZEMBRO DE 2017

FELIZ NATAL

#Educação | 08 DE DEZEMBRO DE 2017

A praça Magalhães barata recebeu um grande número de pessoas para prestigiar a Primeira graduação 50 alunos da Capoeira do Projeto Mais Educação. O Projeto é uma realização da Prefeitura de Capanema, atravez da Secretaria municipa [...]

Prefeitura Municipal de Capanema

LOCALIZAÇÃO

 Rua João Pessoa, nº 148 Centro

 9134625893

 contato@capanema.pa.gov.br

REDES SOCIAIS