Notícias

#AssistênciaSocial | 03 DE MAIO DE 2018

CREAS FAZ MOBILIZAÇÃO DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

CREAS FAZ MOBILIZAÇÃO PARA O DIA 18 DE MAIO-DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra crianças. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.


A data de 18 de Maio foi instituída em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De autoria da deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) -presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, o projeto foi sancionado em Maio de 2000.


Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.


A Prefeitura Municipal de Capanema, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem desenvolvendo uma campanha permanente de informações sobre o dia 18 de Maio. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) por meio do seu coordenador Antônio Marcio dos Santos, tem feito um trabalho de base nas secretárias municipais. Até o momento as palestras já aconteceram nas seguintes secretarias: Cultura, Educação, Agricultura, Administração e Comunicação Social. A campanha deve abranger todas as demais secretarias e também todas as escolas, associações, comunidades religiosas, empresas e associações comerciais. O objetivo da campanha permanente é propiciar e encorajar as denúncias de possíveis crimes.


As pessoas podem fazer denúncias anônimas pelos seguintes telefones: Polícia Militar 190, Disque Denúncia 181 e Disque Denúncia Nacional 100.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.


Por David Oliveira

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 18 DE MAIO DE 2018

CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTESENCERRA COM GRANDE CAMINHADA NO CENTRO COMERCIAL

#AssistênciaSocial | 17 DE MAIO DE 2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA- GOVERNO DO TRABALHO

#AssistênciaSocial | 10 DE MAIO DE 2018

As comemorações de Aniversário do Prefeito de Capanema continuam, a manhã da última quinta-feira 10/05, os funcionários da SEMAS surpreenderam o Prefeito com um café da manhã cheio de homenagens no Sítio da Arena Carlos Gomes.Estiveram p [...]

Prefeitura Municipal de Capanema

LOCALIZAÇÃO

 Rua João Pessoa, nº 148 Centro

 9134625893

 contato@capanema.pa.gov.br

REDES SOCIAIS