NOTÍCIAS

24-MAI-2018

SEMAGRI CRIA CANTEIROS DE MUDAS DAS MANIVAS POTI

Governo do Trabalho.

#Agricultura 24 DE MAIO DE 2018
O Estado do Pará é o maior produtor de mandioca do Brasil, com cerca de 4,5 milhões de toneladas colhidas anualmente e uma área plantada de aproximadamente 300 mil hectares. A mandioca é cultivada em todos os 143 municípios, gerando 170 mil empregos diretos e indiretos. No nordeste paraense, está concentrada quase metade (44 %) da produção de mandioca do Estado.

O desmatamento dessa mesorregião teve início no final do século 19, com a produção de alimentos para abastecer a cidade de Belém e a exportação dos excedentes para os Estados do Nordeste brasileiro. Em decorrência da exploração agrícola intensa nessa área, houve o aumento progressivo da degradação dos solos e o acúmulo de inoculo dos fito patógenos que possuem estrutura de sobrevivência nos solos, como o Phytophthora drechsleri, principal organismo causador da podridão-mole da mandioca.

Atualmente, em cerca de 70 % das áreas de cultivo da mandioca no nordeste paraense, há a ocorrência desse mal, que leva à perda total das lavouras por ser disseminado, principalmente, pela água das chuvas. O presente trabalho traz para os agricultores, em linguagem simples e ilustrações auto explicativas, as instruções para a adoção das medidas integradas para o controle da podridão-mole, como forma de dar sustentabilidade aos cultivos da mandioca — principal produto agrícola do Estado do Pará.

O sucesso da produção depende também de como os agricultores vão cuidar da plantação. Quem planta mandioca no Trópico Úmido — quente e chuvoso — precisa se prevenir para evitar prejuízos. A recomendação técnica é associar práticas agronômicas à adoção das cultivares tolerantes à doença. Tudo é muito simples de fazer e econômico. Basta seguir as dicas.

A Prefeitura de Capanema, pensando no fortalecimento da agricultura familiar e na melhoria da produtividade agrícola em nosso município, por meio da SEMAGRI, deu início nesta quinta-feira (24.05) à implantação de Campos de multiplicação de mudas de mandioca resistentes a podridão da raiz - BRS Poti, na Associação Menino Jesus.

Este projeto tem como objetivo a multiplicação dessa variedade de semente sem custo algum para nossos agricultores. Os campos serão implantados em todos os pólos agrícolas para beneficiar os produtores rurais com a diminuição de doenças nos plantios de mandioca.


Governo do Trabalho.

Por David Oliveira

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 190 dia(s)

Capanema tem pré-natal de alto risco PNAR, programa apoiado pelo governo do estado, governo federal e Albert Einsten

Compreendendo que a Atenção Primária em Saúde (APS) é responsável pela coordenação do c [...]

#Transparência Há 239 dia(s)

Informativo aos micro empreendedores individual

Informativo aos micro empreendedores individual

#Cultura Há 307 dia(s)

Festival Junino 2023

Venha Participar do Maior Festival de todos os tempos

#capanema Há 330 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#COVID Há 1 ano(s)

Boletim epidemiológico da COVID-19

Capanema em combate a COVID-19

#Finança Há 1 ano(s)

IPTU 2022 - O desenvolvimento de Capanema também é compromisso seu

Você que está com o IPTU atrasado não perca a oportunidade de regularizar o seu débito.

#Vacinação Há 1 ano(s)

DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO

SEXTA, dia 28 de outubro! #BoraVacinar

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito