CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Emprego 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO CAPANEMA SE DESTACA NA REGIÃO DOS CAETÉS PELA MANUTENÇÃO DE EMPREGO NA PANDEMIA DA COVID-19

A cidade de Capanema, localizada no nordeste paraense, destacou-se no primeiro trimestre de 2020 por conta do número de empregos formais gerados. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistema utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, o município foi o responsável por 31,34% de todos os empregos garantidos da chamada região dos Caetés, que engloba um total de 15 cidades dentre elas Nova Timboteua, Peixe Boi, Bragança, Salinópolis e Primavera.

Na prática o percentual representa, em números absolutos, 5.616 postos formais de trabalho em Capanema do total de 17.922 de todos os municípios dos Caetés. Nos três primeiros meses deste ano, Capanema apresentou saldo de 157 empregos garantidos num cenário de retração nacional por conta da Covid-19. Enquanto as demais cidades registraram queda em novos postos de trabalho, Capanema manteve um número expressivo de empregos formais: em fevereiro foram 5.755 vagas, enquanto que em março se registrou o maior estoque vagas, de 5.773 empregos - um saldo de 18 vagas.

Oportunidades - Há mais de dez anos trabalhando no ramo de floricultura, Irene de Souza Furtado, 52, é um exemplo de como a pandemia da Covid-19 abriu novas oportunidades de negócios mesmo diante de um cenário de retração da economia, mas que em Capanema se mostrou diferente.

Ela conta que no início da pandemia foi difícil para todos. A empresária viveu o dilema entre ficar em casa na prevenção da doença e a obrigação de cumprir com os compromissos com fornecedores. Mas Irene fez diferente e usou as redes sociais para divulgar a loja localizada na avenida Barão de Capanema. "Cheguei a ir para a casa, me recolher e tivemos cautela, mas tínhamos contas a pagar. Comecei a atender com o uso das redes sociais e mostrando a importância do cultivo de plantas como terapia. Eu me surpreendi. Foi uma estratégia que surgiu", lembrou a empresária.

Mas se o empresariado buscou a reinvenção nos negócios, o cenário do novo coronavírus não foi empecilho para Bruna Jaqueline Leão, 26, garantir uma nova chance no mercado de trabalho. "Entreguei vários currículos no comércio e veio essa oportunidade pelo Sine. Estava sem expectativa devido ao período de pandemia, mas surgiu a vaga e tem me ajudado muito na renda familiar. Estou empregada há três meses", disse a operadora de caixa.

A realidade relacionada à empregabilidade capanemense foi divulgada nesta semana pela edição de julho do boletim estatístico da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo (Seicomtur).

Emprego e renda - O prefeito Chico Neto atribui o destaque de Capanema, no contexto da região dos Caetés, em relação à geração de empregos durante o primeiro trimestre, a um conjunto de fatores, sobretudo pela efetiva política de geração de emprego e renda. "Desde o início de nosso trabalho, conforme o nosso programa de governo, mantivemos a condição da geração de emprego e renda para redução da violência em Capanema. Monitoramos esse e demais aspectos de nossa gestão e o problema da segurança pública se mostrou com um dos maiores. Assim, incrementamos uma política pública séria, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, de geração de oportunidades no mercado de trabalho", explicou o prefeito.

Infraestrutura e atração - Chico Neto revelou ainda o investimento forte em infraestrutura e urbanização com serviços de pavimentação e até melhoria dos terminais e sendo fundamental para atrair empresas e empreendimentos responsáveis pela geração de novos postos de trabalho. "Paralelo à nossa política de geração de emprego investimos na infraestrutura da cidade, determinante para atrair grupos empresarias de projeção nacional e regional, que têm chegado à cidade sob a perspectiva de geração de novos empregos", assegurou. "Capanema se destaca ainda pela facilidade do diálogo entre empresariado e prefeitura, e também por todo apoio à implantação de importantes empreendimentos empresariais", finalizou o gestor.

Dianteira - O estudo do Caged/MTE já demonstrava que as cidades de Salinas, Capanema e Bragança representavam, em janeiro de 2020, 71,18% dos 17.922 postos de trabalho de toda área do Caeté. Contudo, Capanema surgiu na dianteira com 5.616, seguida por Bragança e Salinas com, respectivamente, 4.458 e 2.638 empregos formais. Todavia, a cidade bragantina, em segundo lugar em número de ofertas de emprego, possui 127.686 habitantes, ou seja, quase o dobro da população de Capanema, que é de 69.027.

O titular da Seicomtur, Marcelo Pierre, acredita que o planejamento feito pela gestão municipal foi importante para se enfrentar as crises provocadas pela Covid-19. "Já vínhamos numa crescente e sabemos que estimular a vinda de comércios é uma estratégia fundamental para garantir trabalho aos moradores, muito mais em período de pandemia. Estamos próximos de inaugurar empreendimentos do setor de supermercados e de uma grande rede de lojas", disse entusiasmado o titular da Seicomtur.

#Emprego 10/08/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE CAPANEMA LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA O PREENCHIMENTO DE 577 VAGAS. As inscrições começam hoje e seguem até o dia 05 de Setembro.
#Emprego 03/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSINAM CONTRATO COM A PREFEITURA DE CAPANEMA. Mais de 1000 pessoas se inscreveram no PS.
#Emprego 02/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, MINERAÇÃO E TURISMO SINE COMEMORA DIA DO TRABALHO COM PARCEIROS E TRABALHADORES O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi instituído pelo Decreto nº 76.403 de 08 de Outubro de 1975, em atendimento à recomendação da Convenção nº 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da qual o Brasil é um dos países membro. É um Programa de política pública, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com atuação em todo território nacional. No Estado do Pará, o SINE funciona desde 1978. As ações realizadas são desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (SETER), através da Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE). São 57 (cinquenta e sete) pontos de atendimentos, distribuídos em 50 (cinquenta) municípios, onde são executados os serviços.

Com a presença do Secretário Marcelo Pierre, representando o Prefeito Chico Neto, a Assistente Social Angélica Lima representando a Secretária de Assistência Social Marli Vieira e a Coordenadora do SINE-Capanema Nataliene Galdino, deu-se início ao evento, com participação dos seguintes parceiros: Vereador Jetro Lima, SENAC Jamerson Lopes, SENAR Rodrigo Sousa, SEBRAE Olavo Júnior, MICROLINS Elaine Farias e Centro São Francisco Edvaldo Júnior. A palestra ficou a cargo da MICROLINS que, expos o seguinte Tema: “Como se tornar atraente para o mercado de trabalho”.

O SINE-Capanema, segundo o último relatório do Governo do Estado está na terceira colocação entre os mais eficientes do Estado do Pará. Os serviço prestados no SINE-Capanema são: Seguro Desemprego Formal, Seguro Desemprego do Empregado Doméstico e Intermediação de Mão de Obra Formal.
www.capanema.pa.gov.br
Emitido dia 03/05/2024 às 01:42:27