CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Capanema tem pré-natal de alto risco PNAR, programa apoiado pelo governo do estado, governo federal e Albert Einsten

Compreendendo que a Atenção Primária em Saúde (APS) é responsável pela

coordenação do cuidado do paciente no território, é de suma importância acompanhar

a gestante em todas as suas fases, incluindo o puerpério e a avaliação do seu bebê. Para

qualificar a assistência à saúde dos usuários, é necessário estabelecer fluxos e protocolos

de forma que todas as unidades de saúde do município possam exercer o cuidado de

forma síncrona.

Em consonância com esse objetivo foram desenvolvidos um fluxograma e uma

nota técnica orientativos aos profissionais atuantes no Município de Capanema/PA, para

o acompanhamento das gestantes de alto risco de maneira compartilhada entre a APS e

o Pré-Natal de Alto Risco do Ambulatório de Atenção Especializada de Capanema/PA

(PNAR/AAE), de forma que os serviços de saúde possam atuar conjuntamente e

apresentarem resultados mais eficientes, efetivos e de qualidade.

Segue o link do anexo da nota técnica com todas as informações.

#Saúde 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Boletim epidemiológico da COVID-19 de AGOSTO de 2022 Acompanhe a atualização dos casos por semana.
#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Informativo sobre o mutirão de cirurgias eletivas. Informativo sobre o mutirão de cirurgias eletivas.
#Saúde 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação de Saúde na Portelinha Atenção aos serviços que serão ofertados :)
#Saúde 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mutirão de cirurgias eletivas no dia 08 de abril (sexta feira) Se encaminhe a Secretaria Municipal de Saúde ou ao Posto mais próximo para agendar o procedimento.
#Saúde 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação de Saúde no UCUUBA Atenção aos serviços que serão ofertados:
#Saúde 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TESTE DE COVID-19 EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE Teste de COVID-19 em todas as unidades de saúde
#Saúde 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CADASTRO DO PROGRAMA DA FARMÁCIA POPULAR Fiquem atentos aos requisitos e documentos necessários
#Saúde 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA QUE O PROGRAMA SAÚDE NA HORA FOI CANCELADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE Segue os horários de funcionamento estabelecidos
#Saúde 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATENÇÃO SE VOCÊ ESTÁ COM SINTOMAS DE COVID-19 HÁ MAIS DE 03 DIAS! 04 Unidades de Saúde estão realizando testes para a COVID-19:
#Saúde 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCÊ DA ZONA RURAL, ATENÇÃO: SE ESTÁ COM SINTOMAS DE COVID-19 HÁ MAIS DE 03 DIAS! Estão sendo realizados testes nas seguintes Unidades de Saúde da Zona Rural:
#Saúde 15/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UNIDADES DE SAÚDE REALIZANDO TESTES PARA A COVID-19 Atenção para os sintomas por mais de 03 dias, procure uma das unidades disponíveis!
#Saúde 31/03/2021 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CAPANEMA O IPAC RESOLVE EM CARÁTER EXCEPCIONAL E DE URGÊNCIA NOVAS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO QUADRO DE PANDEMIA MUNDIAL

Acesse e leia todos os artigos da Portaria 005 IPAC/2021 através do link.

#Saúde 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Projeto da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 da Prefeitura Municipal de Capanema.

#Saúde 04/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONHEÇA O PLANO PARAENSE DE VACINAÇÃO
#Saúde 12/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO CAPANEMA DESPONTA EM ATENÇÃO BÁSICA E ATENDIMENTOS MÉDICOS ESPECIALIZADOS

A população de cerca de 70 mil pessoas da cidade de Capanema, localizada na região dos Caetés, nordeste do Pará, tem comprovado o nível de investimento feito no setor da saúde nos últimos anos pela administração local.

Uma das maiores provas da atenção aos habitantes capanemenses têm sido os resultados relacionados atenção básica proporcionada pela Prefeitura Municipal de Capanema (PMC). Para quem possa desconhecer, a atual gestão desenvolveu um conjunto de ações estratégicas no âmbito de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre 2017 e julho de 2020, de acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) do Ministério da Saúde, 967.279 atendimentos foram oferecidos pela rede municipal por meio das 23 unidades de Saúde da Família. Desse universo, foram aproximadamente 220.000 atendimentos realizados por médicos e enfermeiros.

Estamos falando de quase 738 procedimentos diariamente em exames preventivos de colo do útero, aferição de pressão arterial e temperatura, coleta de material laboratorial, curativos simples e glicemia, além de medições de peso e altura. O investimento maciço no bem-estar da população mostrou uma crescente anual. Os procedimentos em 2017, 2018 e 2019, respectivamente, foram de 170.716, 282.581 e 365.416. E nos sete meses de 2020, o setor de saúde consolidou 148.564 atendimentos na área da Atenção Básica.

O Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria, de janeiro de 2017 até o momento, realizou 2,7 mil procedimentos que estão divididos entre pelos serviços da UPA, CEM, CAPS, TFD, Internações Hospitalares e SAMU 192.

Centro de Especialidades Médicas

O volume dos números é um reflexo da atual gestão municipal. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) ‘Dr. José Fernando da Silva Mendes', localizado no bairro Oliveira Brito, mantém 23 especialidades (Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, dentre outras) com total de 32 médicos especialistas e 11 exames de apoio diagnóstico, atendendo uma média de 3 mil pessoas mês, dentre elas moradores de Capanema e de 15 municípios pactuados. Criado em 2017 em substituição ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), o Centro atrai gente pela qualidade do serviço oferecido. Diariamente, o Centro de Especialidades Médicas disponibiliza 15 mamografias, 40 raios-x, 100 exames laboratoriais com um total médio, mensal, de 14 mil exames, além de 40 eletrocardiogramas todos os dias e 900 ultrassonografias mensais.

O Centro foi readaptado para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos como cirurgias de catarata, as quais, desde o início da gestão, totalizaram 518 cirurgias e 100 exames de endoscopia.

Mulher - Dentre as especialidades, o CEM conta com o serviço exclusivo e diferenciado atendimento. São oferecidas consultas ginecológicas, exames de mamografia, ultrassonografias obstétricas e ginecológicas. Na mesma linha de cuidado foi criado o Pré-Natal de Alto Risco (PNAR), pelo qual são acolhidas as gestantes que não desenvolvem uma gestação habitual e ali obtêm todo o acompanhamento necessário para o bom andamento da gravidez. Desde que foi implantado, em novembro de 2019, o serviço já beneficiou, em média, 500 gestantes.

O serviço de cardiologia implantado no CEM também é destaque juntamente com os exames de Holter, M.A.P.A, teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma, além de exames esses de difícil acesso no serviço público. "É um dos centros mais modernos do estado na esfera pública. Temos aparelhos para exames modernos. Nós trabalhamos dois anos, mandando o nosso povo para Belém e hoje nós temos tudo", assegura a secretária municipal de Saúde, Waldimary Freitas.

UPA 24 Horas

Na atual política destinada à saúde de Capanema, a gestora aponta a Unidade Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas como um dos carros-chefes no contexto da média e alta complexidade, atende uma média mensal de 7 mil pessoas e desse percentual, 95% da demanda é resolvida na própria unidade e o restante referenciado a hospitais conveniados. A aquisição de raio-X com impressora digital, uma ambulância, a informatização de todos os consultórios e implantação de uma central de abastecimento de oxigênio foram investimentos feitos pela gestão. "A UPA praticamente se transformou num hospital pelos recursos oferecidos", conta a secretária. A UPA dispõe hoje com 29 leitos, 15 criados na atual gestão.

Prevenção - Por conta da pandemia houve uma retração dos usuários na busca por consultas de rotina, o que fez a prefeitura intensificar, em agosto, o trabalho médico itinerante nos distritos como Tauarí e Mirasselvas, onde estão localizadas em inúmeras agrovilas como Vila Sorriso, Segredinho e Igarapé-Apara. O diferencial na estrutura de saúde da zona rural de Capanema, é que ela conta com 14 ambulâncias, o que ajuda no suporte de urgências. A estratégia da SMS de medicina preventiva inclui profissionais, equipamentos, assim como medicamentos. Exames e vacinas são disponibilizados pela equipe de vigilância sanitária. O trabalho itinerante na zona rural encerra no dia 22 e dia 29 inicia na sede da cidade.

Na atenção da média e alta complexidade, a gestão vai anunciar, ainda neste mês, um mutirão de consultas especializadas, muito condicionado ao resultado do trabalho itinerante voltado à atenção básica.

Outros - A Secretaria de Saúde mantém ainda importantes projetos e ações como o atendimento a 63 pessoas autistas em um trabalho conhecido como 'Mundo Azul'. Outro projeto 'Saúde na Hora', atenção voltada aos trabalhadores oferecidos fora do horário do expediente no Centro de Saúde do Trabalhador.

#Saúde 11/06/2020 PREFEITURA E SUAS SECRETARIAS REUNIÃO MPPA - ESCLARECIMENTOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS
#Saúde 11/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPANEMA SEDIA I SEMINÁRIO DA PLANIFICAÇÃO NA REGIÃO DOS CAETÉS. Evento permitiu troca de experiências a cerca do PLANIFICASUS.
#Saúde 08/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO, OBRAS E VIAÇÃO COMUNIDADE DE VILA SORRISO TERÁ UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Obras já estão a todo o vapor. Em breve, moradores terão o tão esperado espaço para atendimentos.
#Saúde 23/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA PROMOVE AÇÃO SAÚDE EM MIRASSELVAS A ação levou consultas médicas clínicas e especializadas, exames, testes rápidos e eventos educativos.
#Saúde 20/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE O 4º MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA 200 pacientes foram alcançados com a ação.
#Saúde 03/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA MULTIRÃO DE CIRURGIAS Serão realizadas 150 cirurgias eletivas e mais 200 cirurgias de catarata
#Saúde 03/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO A Prefeitura de Capanema e Secretaria Municipal de Saúde emite nota de esclarecimento à população sobre vídeo divulgado nas redes sociais.
#Saúde 21/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE VOLTA ATRÁS E COMPROMETE-SE A CONTINUAR A FORNECER INCENTIVO FINANCEIRO AO SERVIÇO DO SAMU. Ontem, 20 de agosto, o Ministério da Saúde divulgou no seu site (imagem ao lado) a portaria n° 2575 que torna sem efeito a suspensão de recursos destinados a manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU - para Capanema e outros dois municípios, conforme portaria 2044 de 05 de julho de 2018. Na prática, o município deixaria de receber mais de R$ 204.705,00, essenciais a manutenção do serviço que atende toda a cidade desde a manutenção dos veículos até os profissionais que trabaalham 24h por dia, 7 dias por semana. Com a suspensão da decisão os municípios voltam a receber o incentivo do governo federal.

Assim que reconheceu o equívoco, em julho, a Secretária de Saúde - Waldimary Freitas - junto com sua equipe técnica interviram e reverteram a situação em favor saúde dos capanemenses.

Entenda:

05/07/2018 - Portaria 2044/GM MS suspende recursos do Samu de Capanema-PA, Novo Hamburgo-RS e Cidade Ocidental-GO.

06/07/2018 - Municípios solicitam revogação da decisão e retorno de repasse de recursos.

20/08/2018 - Ministério reconhece equívoco e retifica decisão voltando a repassar recursos aos municípios lesados.

Texto: Sms Capanema.
#Saúde 17/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA BLITZ EDUCATIVA. Os objetivos da ação são: reduzir o número de acidentes na cidade, educar e levar informações de saúde.
#Saúde 09/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA APRESENTA A POPULAÇÃO AÇÕES NO MUNICÍPIO GOVERNO DO TRABALHO
#Saúde 30/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCERRAMENTO DO PROJETO “SAÚDE EM AÇÃO AERÓBICA NO VERÃO”, NA PRAÇA TRÊS DE MAIO É o GOVERNO DO TRABALHO, promovendo a Saúde da população.
#Saúde 17/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AERÓBICA NA PRAÇA TRAZ SAÚDE À POPULAÇÃO É o GOVERNO DO TRABALHO promovendo saúde à população.
#Saúde 20/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DO SAMU E ENTREGA NOVA AMBULÂNCIA. A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira em clima de festa.
#Saúde 13/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAUDE REALIZA A ABERTURA DA 20ª CAMPANHA CONTRA A GRIPE INFLUENZA Essa gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Tipos de Vírus:
Existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias (A/H1N1pdm09 e A/H3N2).

A vacina contra a gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra estes três tipos de vírus: Tipo A, Tipo B e Tipo C.
A Prefeitura Municipal de Capanema por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado dia 12 de Maio a abertura da “20ª CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA”, o local da abertura da referida Campanha foi no Teleclube, onde se fez notório a presença da população, dos coordenadores e demais trabalhadores em saúde.

O cerimonial ficou a cardo do Departamento de Comunicação em Saúde na pessoa de Lourdes Melo que com muita animação coordenou o evento. Se fizeram presentes a Diretora do Departamento de Vigilância Drª Marilda Sousa, a Coordenadora de Epidemiologia Drª Nádia Figueiredo, a Enfermara Lourdes Laurindo, a diretora do DAB Edinaelza Melo representando a Secretária de Saúde Drª Waldimary Freitas, a diretora da Atenção Básica Alessandra Rodrigues e a Coordenadora da Imunização Rafaela Freitas.

A Campanha contra a gripe tem apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Capanema. O dia “D” acontece em todo Brasil, e em nossa cidade não foi diferente, foram atendidas crianças de 0 a 5 anos, gravidas, idosos e trabalhadores em saúde. A meta a ser alcançada e de atender 60% da população em linha de risco.

O dia do Enfermeiro 12 de Maio foi lembrado com muitas homenagens feitas pelos representantes da Secretaria de Saúde, e na oportunidade também as mães foram honradas pelo seu dia. O evento culminou com grande e delicioso coquetel. Todas as campanhas realizadas tem o apoio irrestrito do Governo do Trabalho.


POR DAVID OLIVEIRA
#Saúde 09/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPANEMA DISPONIBILIZA UMA AMBULÂNCIA PARA TAUARI. GOVERNO DO TRABALHO
#Saúde 27/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REATIVA MAIS UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO EM CAPANEMA. Governo Do Trabalho
#Saúde 16/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APÓS DOIS ANOS SEM CONSULTÓRIO DENTÁRIO, MORADORES DO BAIRRO SÃO JOSÉ VOLTAM A SORRIR. Governo Do Trabalho
#Saúde 09/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA WORKSHOP DE CAPACITAÇÃO AOS ACSS A Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 07, 08 e 09 de março, o Workshop voltado aos Agentes Comunitários de Saúde, o tema debatido foi: Atualizando o Agente Comunitário de Saúde das Suas Funções na Estratégia Saúde da Família.

Os três dias de treinamento para os ACSs aconteceram no auditório da UFPA de Capanema, voltado para as atuações destes Profissionais, para que possam apresentar condições favoráveis na realização de seus trabalhos, pois a Secretaria de Saúde reconhece o lugar privilegiado na amplitude do modelo de saúde voltado a Atenção Básica, por isso tiveram o cuidado de oferecer um conteúdo que foi ministrado de acordo com as temáticas apresentadas no cronograma e que foi abordado de modo dinâmico e articulado.

O evento contou com os Coordenadores dos Departamentos de Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Administrativo, Educação e o de Baixa e Média Complexidade.

Ao todo o evento contou com a participação de 170 pessoas que, além de conhecimento na oportunidade receberam novos uniformes e participaram de um coquetel de encerramento.

Prefeitura Municipal de Capanema-Governo do Trabalho
#Saúde 06/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA WORKSHOP DE CAPACITAÇÃO AOS ACSS A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da última quarta-feira 06 de março um Workshop voltado aos Agentes Comunitários de Saúde, o tema debatido foi: Atualizando o Agente Comunitário de Saúde das Suas Funções na Estratégia Saúde ' Família.
O treinamento para os ACSs aconteceu no auditório da UFPA de Capanema e foi voltado para as atuações deste Profissional, para que possam apresentar condições favoráveis na realização de seus trabalhos, pois a Secretaria de Saúde reconhece o lugar privilegiado na amplitude do modelo de saúde voltado a Atenção Básica, por isso tiveram o cuidado de oferecer um conteúdo que foi ministrado de acordo com as temáticas apresentas no cronograma e que foi abordado de modo dinâmico e articulado.
O evento contou com os Coordenadores dos Departamentos de Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Administrativo, Educação e o de Baixa e Média Complexidade.
Ao todo o evento contou com a participação de 170 pessoas que, além de conhecimento na oportunidade receberam novos uniformes.
Prefeitura Municipal de Capanema-Governo do Trabalho
#Saúde 27/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE CAPANEMA DARÁ CONTINUIDADE AO CONVÊNIO DO CRRCAP/SUSIPE E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA AS TURMA DA EJA
#Saúde 27/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPACITA AGENTES COMUNITÁRIOS DE ENDEMIAS. #GovernoDoTrabalho
#Saúde 08/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE RECEBE AMBULÂNCIAS E EQUIPAMENTOS PERMANENTES PARA ATENÇÃO BÁSICA. Na tarde desta última(8), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu três ambulâncias, sendo uma SAMU 192 - Renovação de frota, adquirida atraves dos esforços do Prefeito Chico Neto, via ministério da Saúde - e duas de remoções simples tipo A, indicações por emenda parlamentares dos Deputados Estaduais Dr. Eduardo Costa e Dr. Jaques Neves.


Também foram entregues 240.510,00 mil de emenda parlamentar do Deputado Federal Arnaldo Jordy e 184.870,00 mil do Senador Paulo Rocha para a compra de equipamentos permanentes para a atenção básica. Na oportunidade, a secretária de saúde de Capanema e primeira dama do município, Dra. Waldimary Freitas também apresentou alguns equipamentos adquiridos com recursos próprios, como uma máquina de ultrassom doppler colorido. A secretária lembrou que Centro de Especialidades Médicas agora conta com Raio X, Laboratório e Mamografia; Também adiantou que receberá mais uma emenda parlamentar através do Deputado Dr. Eduardo Costa, no valor de 360.000,00 para aquisição de equipamentos cardiológicos, como Mapa, Holter e Eletrocardiograma.
#Saúde 12/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE #JANEIROROXO - CAMPANHA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE #GovernoDoTrabalho
#Saúde 22/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE PROMOVE “MUTIRÃO DA CATARATA” Em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado a Secretaria Municipal de Saúde lançou na última Sexta-feira dia 22 de dezembro, o “Mutirão da Catarata”. A campanha realizou cerca de 100 cirurgias oftalmológicas em cidadãos capanemenses acometidos de catarata, doença responsável por cegar 51% de pessoas no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde - OMS.
O “Mutirão da Catarata” teve a participação de cinco médicos oftalmologistas, os quais iniciaram o atendimento com cirurgias já no lançamento da campanha e concluíram no Sábado dia 23.
O lançamento do Mutirão foi prestigiado pelo Prefeito Chico Neto, por Secretários Municipais, pela equipe do Hospital Dr. João Pedrosa e pelos pacientes que aguardavam ansiosos pela cirurgia. Na oportunidade a Primeira-Dama e Secretária de Saúde Dra. Waldimary Freitas destacou a importância da saúde da visão e aproveitou o ensejo para pontuar as ações preventivas realizadas por sua pasta ao longo deste ano.
O Prefeito Chico Neto por sua vez, alertou os pacientes sobre os cuidados com a saúde, especialmente no que se refere ao câncer de mama e de próstata. O gesto municipal salientou que o Município dispõe de mamógrafo para os exames preventivos e médicos especialistas para atendimento na rede pública de saúde.
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCOLA SÃO CRISTÓVÃO RECEBE AÇÃO DO PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA” O programa “Saúde na Escola” foi criado em 2007 com o objetivo de integrar políticas de saúde e educação na rede pública de ensino promovendo mais saúde às crianças, adolescentes e jovens.

Exatamente nesse prisma a Secretaria de Saúde de Capanema em parceria com a Secretaria de educação tem atuado nas escolas do município, várias instituições de ensino, da zona urbana e rural, já receberam as ações do programa “Saúde na Escola”.

Nesta Sexta-feira dia 17, foi a vez dos alunos da Escola São Cristóvão. Os pequenos foram orientados quanto à higiene corporal por meio de uma palestra ministrada pela Psico-pedagoga Lourdes Melo, diretora do Departamento de Educação, Comunicação e Saúde; e receberam informações sobre a Dengue na palestra da coordenadora do Programa “Saúde na Escola” pedagoga Daniela Costa.
#Saúde 15/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOMENS DO BAIRRO SÃO JOÃO BATISTA PARTICIPAM DE AÇÃO DA CAMPANHA “NOVEMBRO AZUL”. A Estratégia Saúde da Família Francisco Carneiro de Oliveira no bairro São João Batista foi palco de mais uma ação referente a Campanha “Novembro Azul”. Vários homens do bairro foram à unidade de Saúde para receber orientações acerca do câncer da Próstata.

A equipe da ESF recepcionou os participantes dando-lhes algumas orientações sobre a importância do cuidado com a saúde e da realização dos exames preventivos, especialmente, o exame de toque retal, que ainda representa um dos melhores métodos para detectar anormalidades na próstata.

O Doutor Diego Augusto, em seguida, ministrou uma palestra sobre o câncer de Próstata, por meio da qual foram esclarecidas dúvidas sobre os sintomas, prevenção e tratamento da referida enfermidade.

Os homens presentes foram bastante participativos, fazendo perguntas e contribuições.
Ao final do evento um lanche foi servido.
#Saúde 14/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ABERTURA DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL Dia 14 de Novembro do corrente ano aconteceu a abertura da Campanha Novembro Azul, direcionada a saúde masculina e mais precisamente à prevenção do câncer de próstata. Estiveram presentes, o Prefeito Municipal Chico Neto, a primeira dama e secretária de saúde Drª Waldimary Freitas, secretária adjunta da SESPA, Drª Heloisa Guimarães, representando o 4º CRS a enfermeira Ester Peixoto e a Câmara de Vereadores representada pelo vice-presidente Pedro Paulo. A secretária adjunta da SESPA, Drª Heloisa Guimarães palestrou sobre o Tema: “HOMEM TAMBÉM PRECISA SE CUIDAR”. A enfermeira Nádia apresentou estatísticas sobre a morte masculina em relação ao AVC, acidentes de carros, motos e envolvimentos em crimes, e também câncer de próstata. A Drª Waldimary Freitas, fez uma apresentação de dados positivos em referência ao Outubro Rosa, e também destacou a importância da consulta masculina, fazendo uma proposta para escala de postos de saúde atenderem até às 21 h, para que os homens possam se cuidar durante a Campanha. O câncer de próstata, no Brasil é o segundo tipo de doença mais frequente em homens, após os tumores de pele não-melanoma. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas na fase avançada são: dor óssea, dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen, vontade de urinar com frequência. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, além de fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
#Saúde 10/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE LEVA SERVIÇOS A EVENTO DA APAE
Na manhã de hoje, 10, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Educação Comunicação e Saúde (DECS), levou à sede da Apae – Associação de Pais e Amigos Excepcionais - de Capanema profissionais de saúde para serviços e palestras.

Durante o evento funcionários da Secretaria de Saúde prestaram informações e serviços aos alunos da APAE. A Diretora do DECS realizou uma palestra sobre saúde corporal e dinâmicas educativas, destacando as especificidades a esse público. O Programa Saúde na Escola, coordenado pela pedagoga Daniela Costa distribui escovas de dentes e explicou o funcionamento do Programa e a sua importância para a saúde da população. Além disso, a dentista Cristina Guimarães ministrou uma palestra sobre saúde bucal.
#Saúde 09/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DA UPA PARTICIPA DE TREINAMENTO SOBRE PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA E RESSUSCITAÇÃO CARDIO-RESPIRATÓRIA Nas manhãs dos dias 8 e 9, no auditório do 4° Centro Regional de Saúde de Capanema - Sespa, o coordenador do Samu Tarcísio Simplício realizou o treinamento para equipes multidisciplinares da UPA e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) sobre parada cardio-respitatória (PCR) e ressucitação cárdio-respiratória (RCP). O treinamento apresentou os sinais que identificam uma PCR, suas causas, cadeias de sobrevivência, uso do desfibrilador, protocolo de ACLS, noções de ventilação, entre outros detalhes, inclusive a prática de simulação de atendimentos com ventilação e compressão torácica.

Segundo o enfermeiro, o objetivo é que "todos os participantes aprendam de verdade compressão torácica e fazer ventilação e, assim, possam aumentar as chances de salvar vidas.
#Saúde 31/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA CELEBRA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL A Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça (dia 31/10), um café da manhã, para recepcionar os usuários do CAPS, em comemoração ao dia “Mundial da Saúde Mental”,(10/10). A coordenadora do CAPS, enfermeira Doralice Viana, falou sobre a importância da saúde mental que envolve todo corpo e seu funcionamento motor e psicológico. O corpo técnico do CAPS e formado pela Coordenadora, enfermeira Doralice Viana, Terapeuta Ocupacional Sheila Sueli Cardoso, Psicóloga Aparecida Tereza, Assistente Social Jane Lucia, Artesã Doraci Prata, Psiquiatra Laudomiro Júnior, Psicopedagoga Nazaré Iglesias, Técnico de Enfermagem Erinaldo Barbosa Dias.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum para todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconômicas. Combater o preconceito e o estigma em face da da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade.

Neste dia, realizam-se colóquios , no afã de encontrar soluções para os problemas relacionados com a saúde mental e coordenar esforços na luta contra esta realidade.

O aumento dos casos de depressão, bem como de todos os tipos de sofrimento psicossomáticos, independentemente da sua gravidade, tornou-se uma das principais doenças incapacitantes do século XXI.

A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Européia. As doenças mentais e, particularmente a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.

#Saúde 27/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA CELEBRA O "OUTUBRO ROSA" COM CENTENAS DE EXAMES PREVENTIVOS E AÇÕES EDUCATIVAS. Dversas ações foram realizadas.
#Saúde 26/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GALEIA DE FOTOS: ESF - ARNOLDO TAVARES - SÃO JOSÉ

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

#Saúde 26/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GALERIA DE FOTOS: ESF - FRANCISCO C. DE OLIVEIRA - SÃO JOÃO BATISTA

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

#Saúde 26/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GALERIA DE FOTOS: ESF - JOSEFA A. MURRIETA - SÃO CRISTÓVÃO

CONFIRA AS FOTOS



#Saúde 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GALERIA DE FOTOS: ESF - RAIMUNDO SOUSA - CAMPINHO

CONFIRA AS FOTOS

#Saúde 25/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GALERIA DE FOTOS: ESF - JORGE NOGUEIRA FIGUEIREDO - CAIXA D'ÁGUA

confira as fotos

#Saúde 24/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA REALIZA AÇÃO DESTINADA À GRÁVIDAS CAPANEMENSES A ação denominada “Mutirão das Grávidas” foi realizada na Unidade de Saúde do bairro Areia Branca. Várias gestantes do município compareceram ao evento e puderam participar de atividades dinâmicas e uma roda de conversa sobre cuidados na gravidez.

Uma mesa farta de frutas e sucos naturais foi preparada para as participantes do evento. O coordenador da Atenção Básica Enfermeiro Gonçalo Costa Sousa deu algumas orientações às gravidas sobre alimentação balanceada, a importância de ingerir frutas e a quantidade adequada para cada período do dia.

O “Mutirão das Grávidas” proporcionou às gestantes também a oportunidade de realizar exames importantes para a saúde da mãe e o bebê. Conforme as informações da equipe da Secretaria de Saúde as ações irão prosseguir no Centro de Especialidades Médicas (antigo PAM).
#Saúde 23/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA LEVA SERVIÇOS À ESCOLA MAXIMIANA MENEZES Ontem, 23, as crianças da Escola Maximiana Menezes receberam informações educativas e de prevenção sobre direito da criança, saúde bucal e higiene corporal. Os temas foram apresentados pela Diretora do Departamento de Educação, Comunicação e Saúde - Lourdes Melo - dentista Thais Fernandes e pela coordenadora do programa, Daniela Costa .

A ação é realizada pela prefeitura de Capanema, por meio da Secretaria de Saúde (Depto de Atenção Básica - Jucielma Lima) e Coordenação do Programa Saúde na Escola.
#Saúde 20/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE ANUNCIA MUTIRÃO DE EXAMES EM CAPANEMA. SERÃO MAIS DE 170 EXAMES GRATUITOS POR DIA A Secretária Municipal de Saúde - Dra. Waldimary Freitas, convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta última sexta (20/10), juntamente com a diretoria da Atenção Básica e a diretoria da Regulação e anunciou para a próxima semana - a partir de terça, dia 24/out - um mutirão de exames de análises clínicas para reduzir a demanda que está acumulada desde o ano passado. A medida visa eliminar todas essas demandas “reprimidas”, até dezembro. “Queremos começar o ano de 2018 sem pendências de exames com nossos munícipes, e acabar definitivamente com essa fila de espera”, explicou a Secretária.

De acordo com a Secretária de Saúde, num primeiro momento, serão oferecidos à todos aqueles munícipes que já estão com suas requisição de exames laboratoriais (Exames de Sangue, fezes, urina entre outros), deverão procurar o posto de saúde do seu bairro para agendar o procedimento. As demandas serão atendidas no CEM - Centro de Especialidades Médicas (Antigo PAM), onde serão feitas as coletas dos materiais. Vale lembrar que o CEM, também continuará atendendo as demandas espontâneas, que atualmente apresenta uma média de 20 atendimentos/dia, por ordem de chegada. No total, serão feitos 170 exames por dia, aproximadamente.

Vale lembrar que as grávidas terão um atendimento diferenciado, portanto, estas deverão procurar o Posto de Saúde da Areia Branca para realização de todos os exames necessários do Pré-Natal.

“Na prática, não haverá fila, pois todos serão pré-agendados com data e horário para realização de seu exame”, afirmou a Secretária, adiantando que, após o mutirão de exames laboratoriais, será a vez do mutirão de exames de imagem, diagnóstico e consultas especializadas.

A iniciativa é de grande importância, pois representa uma ‘luz no fim do túnel’ para dezenas de pacientes que aguardavam pelos exames há vários meses.
#Saúde 19/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA MELHOR EM CASA REALIZA VISITA E ASSISTÊNCIA MÉDICA A PACIENTES Na tarde dessa quarta-feira, dia 19, o Programa Melhor em Casa (coordenadora Flávia Freitas) esteve na residência de paciente uma para realizar a troca da sonda de Gastrostomia. A paciente recebeu todos os cuidados e orientações básicas sobre como manusear e higienizar a sonda bem como os cuidados necessários da equipe multiprofissional. O procedimento foi realizado pelo Dr Jackson Pinto ( Médico do Programa ) com a assistência da Leila (Técnica de Enfermagem).
#Saúde 17/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA "SAÚDE NA ESCOLA" LEVOU AÇÕES PARA ESCOLA ESTADUAL JOÃO SANTOS A equipe do Programa "Saúde na Escola" esteve na Escola Estadual "João Santos". Os alunos puderam atualizar suas carteiras de vacinação e acompanhar uma palestra sobre orientação sexual e drogas.
#PrefeituraDeCapanema #GovernoDoTrabalho
#Saúde 17/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE VISITA CEM E ACOMPANHA MULHERES QUE ESTÃO REALIZANDO MAMOGRAFIAS #GovernoDoTrabalho
#Saúde 17/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA 1A REUNIÃO DO BIÊNIO 2017-2019 Na tarde desta terça, 17, foi realizado na Casa dos Conselhos a primeira reunião após a posse dos novos conselheiros de Saúde referente ao período 2017-2019. Durante a reunião a Secretária de Saúde Dra Waldimary Freitas foi eleita a presidente do Conselho Municipal de Saúde. Também foram eleitos para a mesa diretora: vice-presidente do Conselho: Leônidas Moreira; 1° secretária: Alessandra Rodrigues; 2° secretário Raimundo Ambé.
Na reunião foram definidas a formação das comissões de assuntos técnicos, administrativa, finanças, supervisão e comunicação.

Ainda durante a reunião a Secretária e presidente do conselho solicitou a convocação de uma reunião extraordinária para a próxima quinta-feira desta semana para debater pautas de saúde que exigem urgência. Por fim, ficou definido que as reuniões acontecerão todas as terças-feiras, às 15h.
#Saúde 16/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO CHICO NETO E SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA NO HOSPITAL JOÃO PEDROSA Ontem, 16 de setembro, o Prefeito Municipal de Capanema - Chico Neto - a Secretária de Saúde - Dra Waldimary Freitas e funcionários da Prefeitura participaram do café da manhã de lançamento da campanha Outubro Rosa do hospital e maternidade João Pedrosa.

Durante o evento o prefeito e a Secretária parabenizaram a iniciativa da instituição privada por realizar essa importante ação que salva vidas por meio do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.
#Saúde 16/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA PROJETO SAÚDE NÃO TEM IDADE Uma manhã de serviços, informações e atividades para a terceira idade no Teleclube. Assim foi o lançamento do projeto saúde não tem idade idealizado pela enfermeira coordenadora do Sesp Lourdes Laurinda e que tem o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF.
O objetivo do lançamento do projeto foi realizar uma busca ativa de idosos da área de atendimento do Sesp para apresentar o projeto e as atividades que serão realizadas para atender as suas necessidades específicas e recorrentes como atuar na prevenção e controle de doenças como dabetes, hipertensão etc. Segundo Laurinda, o objetivo dessa ação é chegar aos idosos, uma vez que pela maior dificuldade de locomoção eles são menos propensos a visitar a unidade de Saúde. Dessa forma chegamos até eles e trabalhamos a saúde preventiva. Segundo Miranda, “O NASF entra com a prevenção, tendo em vista que essa faixa etária exige cuidados específicos para que eles possam cuidar do corpo e da alma e reduzir o índice de aparecimento de doenças.

O evento teve como programação a palestra alimentação saudável na terceira idade da nutricionista e coordenadora do NASF – Saellen Miranda. Também houve palestras sobre: “Assistência Social sobre direito dos idosos” e “Motivação”, respectivamente, apresentados pela Assistente Social Paula Alledi e pela enfermeira Lourdes Laurinda. A manhã foi finalizada com uma ginástica laboral orientada pelo educador físico Pedro Magalhães (NASF), dança e serviços como aferição de pressão arterial e glicose, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas e sorteio de brindes.


Sobre o projeto Saúde não tem idade
O Projeto acontecerá todas às segundas às 7h30 da manhã no Teleclube com aferição de pressão glicemia e atividade física supervisionada pelo educador físico Pedro Magalhães (NASF).
#Saúde 05/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA “OUTUBRO ROSA” COM GRANDE CARREATA. Homens e mulheres unidos por uma cor só, e principalmente unidos por uma causa extremamente importante: O combate ao câncer de mama. Em uma grande carreata e caminhada servidores municipais e cidadãos capanemenses saíram pelas ruas da cidade anunciando o início das ações alusivas a campanha “Outubro Rosa”.

A caminhada saiu da frente da Secretaria de Saúde e seguiu até a Praça Moura Carvalho na qual palestras foram realizadas e as mulheres participantes puderam acompanhar depoimentos de pessoas que venceram o câncer de mama. Em seguida, deu-se início a aeróbica na praça. Trajadas de rosa, as mulheres se exercitaram e se divertiram bastante.

A Prefeitura Municipal de Capanema por meio da Secretaria de Saúde (SMS) planejou um série de ações para este mês de Outubro a fim de conscientizar as mulheres capanemenses sobre a prevenção do câncer de mama, da mamografia e a importância do autoexame. A SMS prevê a realização de 400 mamografias durante este mês para as cidadãs capanemenses especialmente aquelas acima dos 50 anos que possuem maior probabilidade de serem acometidas pela doença. A secretaria realizará palestras e ainda ações voltadas a prevenção da saúde da mulher de forma geral como por exemplo: a realização de PCCU’s
#Saúde 05/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA REALIZA AÇÃO NA ESCOLA DOM JOÃO VI PARA CELEBRAR OS 46 ANOS DA INSTITUIÇÃO. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram uma vasta programação na Escola Estadual Dom João VI na manhã desta Quinta-feira dia 05 de Outubro. A iniciativa teve como objetivo levar: prevenção, saúde, educação e conscientização sobre temas importantes como o “Suicídio”. As ações comemoram os 46 anos da instituição de ensino no município.

A equipe do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS São Pedro e São Paulo, com o projeto “CRAS na Escola” levou aos alunos uma Palestra sobre a prevenção ao suicídio ministrada pelo Psicólogo Leilson Silva.

Já a Secretaria de Saúde por meio do programa “Saúde na Escola” promoveu Palestras sobre cuidados com a saúde e higienização bucal. A equipe da SMS realizou a escovação supervisionada com os alunos e levou aos participantes da programação aplicação de flúor e teste de glicemia.

Além da programação promovida pela Prefeitura Municipal de Capanema a direção e corpo docente da Escola continuarão a comemoração dos 46 anos com concurso de fotografia e poesia, cantores da terra, apresentações de danças e shows com bandas locais
#Saúde 27/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1ª PLENÁRIA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE É REALIZADA EM CAPANEMA. Na manhã desta terça, 27, aconteceu na sede do clube Nassau a 1ª Plenária de Vigilância em Saúde na sede do clube Nassau. A plenária teve como tema "Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público". Estiveram presentes representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde e funcionários da secretaria municipal. A plenária teve a apresentação da palestra ministrada por Jaime Sales Maia e Josué Nascimento, funcionários do 4° Centro Regional de Saúde - SESPA.

Além da palestra, a programação foi composta por cerimônia de abertura, grupos de trabalho, Plenária final e eleição dos delegados para a 1ª Conferência Estadual de Saúde dos Trabalhadores.
#Saúde 22/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE E DE SEGURANÇA REALIZAM SIMULAÇÃO DE ACIDENTE DURANTE SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO Nesta sexta, 22, a equipe da Secretaria de Segurança, Samu Capanema liderado pelo enfermeiro Tarcísio Simplício e Departamento de Educação, Comunicação e Saúde (Lourdes Melo) simularam um acidente em um dos principais cruzamentos da cidade. Nele, o condutor não usava capacete para demonstrar seus riscos e a necessidade de um atendimento especializado pelos socorristas.

A equipe aproveitou a quantidade da população que assistia a simulação para reforçar medidas de segurança como respeitar a sinalização, o limite de velocidade e dar a preferência ao pedestre. O secretário de Segurança Valdemir Martins agradeceu a população pela participação e pediu a sua colaboração para reduzir os índices de acidente no município.

#SMSCapanema #EducaçãoNoTrânsito #Prevenção
#Saúde 22/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OFICINA DE ATENÇÃO BÁSICA REÚNE DIRETOR DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, PREFEITOS, SECRETÁRIOS E PROFISSIONAIS Nesta quinta e sexta, 21 e 22, aconteceu no auditório Vavassori a Oficina de Atenção Básica para os municípios da 3a. 4a. e 5a. Regiões de Saúde. O objeivo foi capacitar os gestores de saúde e coordenadores de unidades de Saúde para evitar a perda de verbas e apresentar as novidades das plataformas de inserção de informações.

A abertura na quinta contou com a presença do Diretor do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde Dr. João Salame, Prefeito Chico Neto, Secretária de Saúde Waldimary Freitas, prefeitos de municípios vizinho, secretários de saúde entre outras autoridades e profissionais da Microrregião Nordeste do Pará.
#Saúde 19/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMINHADA EM VOLTA DA PRAÇA MOURA EM ALUSÃO AO SETEMBRO AMARELO. Jovens, crianças e idosos participaram de uma caminhada em alusão ao mês de prevenção de suicídio em torno da Praça Moura nesta terça, 19. A caminhada aconteceu durante o projeto “Saúde em movimento. Aeróbica na praça” organizado pelo departamento de Educação, Comunicação e Saúde (Lourdes Melo). Durante o evento uma equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - (enfermeira Doralice Viana e psicóloga Aparecida Gonçalves) realizou um diálogo com a população ressaltando a importância de estar atento aos sinais de depressão e de possíveis tentativas de suicídio de familiares, amigos e colegas de trabalho. Na mesma noite, Lourdes Melo, criou um cantinho do saber e nele distribuiu 102 livros de variados assuntos para as participantes do projeto.
#Saúde 19/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCOLA LUCINDO MOREIRA RECEBE AÇÃO DO PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA” As atividades foram intensas hoje na Escola Municipal Lucindo Moreira no Distrito de Tauari. É que a instituição de ensino recebeu nesta Terça-feira dia 19 de Setembro, as ações do Programa “Saúde na Escola”.

Cerca de 50 alunos e seus responsáveis participaram do evento. Uma palestra sobre saúde bucal foi ministrada, na qual as crianças aprenderam as técnicas corretas de escovação e em seguida os alunos receberam escovas dentais e participaram de uma escovação supervisionada pela Dentista Thielle Medeiros. Os pequenos receberam também aplicação de flúor.

Paralelo a palestra, o Programa “Saúde na Escola” promoveu a atualização da carteira de vacinação das crianças do Distrito.
O evento contou a presença da Secretária de Educação, Professora Socorro Resueno, sua equipe e servidores da Secretaria de Saúde.
#Saúde 15/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D DE CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO Campanha se encerra nessa sexta dia 22.
#Saúde 14/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARTICIPAM DE TREINAMENTO COM ANGIOLOGISTA Na manhã da última quinta, 14, o médico Angiologista Dr. Alberto Ferreira ministrou um treinamento para os coordenadores das unidades básicas de saúde do município. O objetivo do treinamento foi capacitar a equipe de coordenadores para trabalhar com a prevenção em casos de circulação, inclusive naqueles em que os pacientes apresentam o chamado pé diabético, em que a doença ameaça a perda de membros inferiores.

Na ocasião o médico realizou uma avaliação supervisionada de 6 pacientes identificando para os participantes dos treinamentos os diferentes graus, riscos e a necessidade de procedimento e encaminhamento para cada caso.
#Saúde 14/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA TREINAMENTO PARA DIA D DA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO. #GovernoDoTrabalho
#Saúde 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE FILARIOSE

O treinamento foi realizado pela farmacêutica e pequisadora Joyce Nogueira do Instituto Evandro Chagas se destinou a coordenadores das Unidades de Saúde do município e alguns ACS - Agentes comunitários de Saúde para esclarecer detalhes sobre essa doença que já está erradicada no Pará. Além do treinamento a equipe do Evandro Chagas e do Departamento de Vigilância e Saúde (Marilda Pinto de Souza) em dois bairros de Capanema para confirmar 2 casos suspeitos de Filariose no município. O treinamento apresentou os sintomas, formas de transmissão, tratamento e formas de prevenção da doença.

Sobre a Filariose
A Filariose Linfática (FL), também conhecida popularmente como Elefantíase, é uma doença parasitária crônica, é uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo-prazo. Estimativas da década de 90 apontavam para cerca de 100.000.000 de pessoas acometidas em todo o mundo. A FL é reconhecida como uma entre o pequeno número de doenças potencialmente erradicáveis.
#Saúde 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MULHERES DO MUNICÍPIO DE CAPANEMA RECEBEM IMPLANTE CONTRACEPTIVO QUE DURA ATÉ 3 ANOS. Na última quarta-feira, 13, várias mulheres do município tiveram a oportunidade de acesso a um método seguro e gratuito de contracepção, o Implanon. Os implantes continuarão a ser realizados todas as quartas-feiras no Centro de Especialidades Médicas (Antigo PAM) até atingirem o total de 200 unidades que foram doadas pelo Governo do Estado.

Para ter acesso ao implante, as mulheres do município precisam dirigir-se a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e solicitarem ao enfermeiro(a) coordenador(a) da unidade, que encaminhará à Secretária Municipal de Saúde a solicitação para a efetivação.

O Implanon é um método contraceptivo revolucionário realizado por meio da inserção subcutânea, na região do braço que vai liberar diariamente na corrente sanguínea as doses necessárias de hormônio para inibir a ovulação, evitando, assim a gravidez por um período de 3 anos.
#Saúde 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE REÚNE USUÁRIOS, TRABALHADORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM CAPANEMA O objetivo da Pré-conferência Municipal de Saúde é debater os problemas e demandas da saúde pública no município, discutir propostas para a conferência Municipal e principalmente eleger os delegados para o evento, cuja data prevista para a realização será nos dias 27 e 28 de Setembro.

A Pré-conferência municipal aconteceu no último dia 13 de Setembro no Clube Nassau e teve a presença da Secretária de Assistência Social, Marli Vieira, a Coordenadora do Departamento de Educação, Comunicação e Saúde, Lourdes Melo, o Diretor do Abrigo Santo Antonio, Frei Francesco Giuseppe, a Palestrante Almicélia Araújo do 4º Centro Regional e da Coordenadora da Comissão Organizadora da X Conferência de Saúde, Norma Carneiro.

No período da manhã, o evento contou com a participação de usuários, os quais puderam fazer uso da palavra e dar suas contribuições. Na oportunidade, a Coordenadora da Comissão Organizadora da X Conferência de Saúde, Norma Carneiro leu o regulamento da Conferência, que este ano traz como tema: “Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde”.

No período da tarde a Pré-conferência foi direcionada ao público composto por gestores, prestadores e trabalhadores da Saúde.
#Saúde 11/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM TAUARI. Na tarde do dia 11 de setembro, segunda, a prefeitura de Capanema realizou a pré-conferência no distrito de Tauari. Na ocasião estiveram presentes o agente distrital Valter da Silva, a Secretária de Assistência Social Marli Vieira, a Diretora do Departamento de Vigilância e Saúde Marilda Souza representando a secretária Waldimary Freitas, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, representantes de associações, membros da comissão organizadora e população do distrito de Tauari.

A presidente da comissão organizadora Norma Carneiro realizou a leitura do regulamento da X Conferência Municipal de Saúde no evento que também teve uma palestra sobre Controle Social ministrada pela enfermeira Diretora Do Departamento de Atenção Básica Jucielma Lima. Além do debate, 17 associações foram homologadas para participar da conferência que terá como tema Educação Permanente
#Saúde 31/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO CAMINHAR DA ESF DE FÁTIMA REALIZA ATIVIDADES FÍSICAS PARA CONTROLE DE PESO, DIABETES E HIPERTENSÃO. #Saúde
#Saúde 30/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPA DO SEGUNDO FÓRUM PERMANENTE DO PROGRAMA MUNICIPIOS SUSTENTÁVEIS No dia 30 de agosto, a secretária de saúde, Drª Waldimary Freitas, participou do segundo Fórum Permanente do Programa Municipios Sustentáveis, representando a secretaria de saúde do nosso município.

Ao final deste Fórum, Capanema vai assinar convenio com o governo do estado do Pará para receber um aparelho para Raio X, um aparelho para ultrassonografia, quatro aparelhos para eletrocardiograma e alguns pequenos equipamentos para nossa UPA. Esse convénio em muito irá contribuir para continuarmos no rumo certo na gestão da saúde em nosso município.
#Saúde 29/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DO SAMU CAPANEMA REALIZA TRINAMENTO COM O SETOR DE ENDEMIAS. #Saúde
#Saúde 29/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMINHADA EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO E DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA #sáude
#Saúde 29/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAUDE DA FAMÍLIA MUTIRÃO REALIZOU ATIVIDADES ALUSIVAS AO AGOSTO AMARELO A Estratégia de Saude da Família Mutirão realizou no dia 29 de agosto uma atividade alusiva ao agosto amarelo, com as gestantes do bairro mutirão e EOB. Nela foi explanada a importância do aleitamento materno exclusivo para as crianças até os 6 meses de vida.A atividade contou com a nutricionista do município doutora Saellen Miranda e o enfermeiro coordenador da USF MUTIRÃO Enf. Rafael Dias.
#Saúde 24/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE ERGONOMIA NA FÁBRICA CIBRASA #GovernoDoTrabalho
#Saúde 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE RETOMA PROJETO QUE LEVA AERÓBICA ÀS PRAÇAS #GovernoDoTrabalho
#Saúde 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA PARTICIPA DE CAMINHADA QUE ABRE SEMANA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. #GovernoDoTrabalho
#Saúde 22/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE CAPANEMA EM PARCERIA COM O GOV. DO ESTADO DISPONIBILIZARÁ 200 UNID. DE IMPLANON PARA MULHERES CAPANEMENSES Em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira, a Secretária de Saúde Dra. Waldimary Freitas deu uma ótima notícia às mulheres capanemenses
#Saúde 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE E GOVERNO DO ESTADO IMPLANTAM MÉTODO ANTICONCEPCIONAL SUBDÉRMICO EM MULHERES DE CAPANEMA A ação, inédita no município, é realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a prefeitura de Capanema
#Saúde 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 4° CENTRO REGIONAL DE SAÚDE PROMOVE REUNIÃO DE REVISÃO DE PPI #GovernoDoTrabalho
#Saúde 16/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA LEVA SERVIÇOS DE SAÚDE PARA ESCOLAS MUNICIPAIS DOS BAIRROS SÃO JOSÉ E D. JOÃO VI. #GovernoDoTrabalho
#Saúde 27/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA RECEBE OFÍCIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE AUTORIZANDO O FECHAMENTO DA “FARMÁCIA POPULAR” A decisão de encerrar as atividades das farmácias da rede própria do Programa “Farmácia Popular do Brasil” foi proferida pela Comissão Intergestores Tripartite do Ministério da Saúde no dia 30 de Março deste ano. Com a decisão do Governo Federal, 393 Farmácias serão fechadas em todo o país, dentre elas a unidade de Capanema.
O Prefeito Chico Neto recebeu um ofício do Ministério da Saúde que autoriza o fechamento da Farmácia Popular do Brasil de Capanema no dia 31 de Julho. No documento, o Ministério da Saúde informa o fim do repasse de manutenção e desoperacionalização da unidade da farmácia no município e que providenciará a publicação da portaria de desabilitação no Diário Oficial da União – DOU.

O ofício do Ministério da Saúde solicita ainda que as pendências sejam regularizadas no prazo de 30 dias, e que seja enviado ao Governo Federal a prestação de contas referente ao exercício 2016/2017 em cumprimento da portaria nº 2.587/GM/MS de 06 de Dezembro de 2004.

Conforme o Governo Federal, a decisão de fechar as farmácias do Programa “Farmácia Popular do Brasil” seria para a economia de verbas uma vez que a maioria das pessoas que tem procurado as farmácias populares,buscam medicamentos que são encontrados também nas farmácias conveniadas.

A partir desta decisão do Ministério da Saúde, os pacientes agora terão que que recorrer às farmácias conveniadas para a aquisição de medicamentos com preços baixos ou de graça.
#Saúde 21/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE DRA WALDIMARY FREITAS PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE O MELHOR EM CASA NO SESP. Na tarde desta quinta, 20, aconteceu no Sesp uma reunião conduzida pela equipe do Melhor em Casa. O objetivo foi apresentar as características do serviço que concede aos usuários do SUS atendimento domiciliar, desde que haja dificuldades temporárias para sair de sua casa até a Unidade de Saúde ou para aqueles em que a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. Na reunião vários pacientes receberam alta e passarão a ser atendidos pelas Unidades de Saúde mais próxima de suas residências. A ação dará oportunidade para que novos pacientes sejam atendidos pelo serviço. O evento teve palestra da coordenadora municipal do serviço, enfermeira Ana Flávia Freitas e Dr Jackson Pinto que também atua no serviço.

A reunião contou com a presença da Secretária de Saúde Dra Waldimary Freitas, da representante do 4º Centro Regional de Saúde e Coordenadora Regional do serviço – Luiza Helena e do Departamento de Atenção Básica (DAB) representado pelo enfermeiro Gonçalo Costa. Também estiveram presentes coordenadores das unidades de saúde do município, profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e pacientes do serviço Melhor em Casa.

Sobre o Melhor em Casa

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
www.capanema.pa.gov.br
Emitido dia 17/04/2024 às 22:58:20