CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 12/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO CAPANEMA DESPONTA EM ATENÇÃO BÁSICA E ATENDIMENTOS MÉDICOS ESPECIALIZADOS

A população de cerca de 70 mil pessoas da cidade de Capanema, localizada na região dos Caetés, nordeste do Pará, tem comprovado o nível de investimento feito no setor da saúde nos últimos anos pela administração local.

Uma das maiores provas da atenção aos habitantes capanemenses têm sido os resultados relacionados atenção básica proporcionada pela Prefeitura Municipal de Capanema (PMC). Para quem possa desconhecer, a atual gestão desenvolveu um conjunto de ações estratégicas no âmbito de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre 2017 e julho de 2020, de acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) do Ministério da Saúde, 967.279 atendimentos foram oferecidos pela rede municipal por meio das 23 unidades de Saúde da Família. Desse universo, foram aproximadamente 220.000 atendimentos realizados por médicos e enfermeiros.

Estamos falando de quase 738 procedimentos diariamente em exames preventivos de colo do útero, aferição de pressão arterial e temperatura, coleta de material laboratorial, curativos simples e glicemia, além de medições de peso e altura. O investimento maciço no bem-estar da população mostrou uma crescente anual. Os procedimentos em 2017, 2018 e 2019, respectivamente, foram de 170.716, 282.581 e 365.416. E nos sete meses de 2020, o setor de saúde consolidou 148.564 atendimentos na área da Atenção Básica.

O Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria, de janeiro de 2017 até o momento, realizou 2,7 mil procedimentos que estão divididos entre pelos serviços da UPA, CEM, CAPS, TFD, Internações Hospitalares e SAMU 192.

Centro de Especialidades Médicas

O volume dos números é um reflexo da atual gestão municipal. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) ‘Dr. José Fernando da Silva Mendes', localizado no bairro Oliveira Brito, mantém 23 especialidades (Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, dentre outras) com total de 32 médicos especialistas e 11 exames de apoio diagnóstico, atendendo uma média de 3 mil pessoas mês, dentre elas moradores de Capanema e de 15 municípios pactuados. Criado em 2017 em substituição ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), o Centro atrai gente pela qualidade do serviço oferecido. Diariamente, o Centro de Especialidades Médicas disponibiliza 15 mamografias, 40 raios-x, 100 exames laboratoriais com um total médio, mensal, de 14 mil exames, além de 40 eletrocardiogramas todos os dias e 900 ultrassonografias mensais.

O Centro foi readaptado para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos como cirurgias de catarata, as quais, desde o início da gestão, totalizaram 518 cirurgias e 100 exames de endoscopia.

Mulher - Dentre as especialidades, o CEM conta com o serviço exclusivo e diferenciado atendimento. São oferecidas consultas ginecológicas, exames de mamografia, ultrassonografias obstétricas e ginecológicas. Na mesma linha de cuidado foi criado o Pré-Natal de Alto Risco (PNAR), pelo qual são acolhidas as gestantes que não desenvolvem uma gestação habitual e ali obtêm todo o acompanhamento necessário para o bom andamento da gravidez. Desde que foi implantado, em novembro de 2019, o serviço já beneficiou, em média, 500 gestantes.

O serviço de cardiologia implantado no CEM também é destaque juntamente com os exames de Holter, M.A.P.A, teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma, além de exames esses de difícil acesso no serviço público. "É um dos centros mais modernos do estado na esfera pública. Temos aparelhos para exames modernos. Nós trabalhamos dois anos, mandando o nosso povo para Belém e hoje nós temos tudo", assegura a secretária municipal de Saúde, Waldimary Freitas.

UPA 24 Horas

Na atual política destinada à saúde de Capanema, a gestora aponta a Unidade Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas como um dos carros-chefes no contexto da média e alta complexidade, atende uma média mensal de 7 mil pessoas e desse percentual, 95% da demanda é resolvida na própria unidade e o restante referenciado a hospitais conveniados. A aquisição de raio-X com impressora digital, uma ambulância, a informatização de todos os consultórios e implantação de uma central de abastecimento de oxigênio foram investimentos feitos pela gestão. "A UPA praticamente se transformou num hospital pelos recursos oferecidos", conta a secretária. A UPA dispõe hoje com 29 leitos, 15 criados na atual gestão.

Prevenção - Por conta da pandemia houve uma retração dos usuários na busca por consultas de rotina, o que fez a prefeitura intensificar, em agosto, o trabalho médico itinerante nos distritos como Tauarí e Mirasselvas, onde estão localizadas em inúmeras agrovilas como Vila Sorriso, Segredinho e Igarapé-Apara. O diferencial na estrutura de saúde da zona rural de Capanema, é que ela conta com 14 ambulâncias, o que ajuda no suporte de urgências. A estratégia da SMS de medicina preventiva inclui profissionais, equipamentos, assim como medicamentos. Exames e vacinas são disponibilizados pela equipe de vigilância sanitária. O trabalho itinerante na zona rural encerra no dia 22 e dia 29 inicia na sede da cidade.

Na atenção da média e alta complexidade, a gestão vai anunciar, ainda neste mês, um mutirão de consultas especializadas, muito condicionado ao resultado do trabalho itinerante voltado à atenção básica.

Outros - A Secretaria de Saúde mantém ainda importantes projetos e ações como o atendimento a 63 pessoas autistas em um trabalho conhecido como 'Mundo Azul'. Outro projeto 'Saúde na Hora', atenção voltada aos trabalhadores oferecidos fora do horário do expediente no Centro de Saúde do Trabalhador.

#Emprego 31/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO CAPANEMA SE DESTACA NA REGIÃO DOS CAETÉS PELA MANUTENÇÃO DE EMPREGO NA PANDEMIA DA COVID-19

A cidade de Capanema, localizada no nordeste paraense, destacou-se no primeiro trimestre de 2020 por conta do número de empregos formais gerados. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistema utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, o município foi o responsável por 31,34% de todos os empregos garantidos da chamada região dos Caetés, que engloba um total de 15 cidades dentre elas Nova Timboteua, Peixe Boi, Bragança, Salinópolis e Primavera.

Na prática o percentual representa, em números absolutos, 5.616 postos formais de trabalho em Capanema do total de 17.922 de todos os municípios dos Caetés. Nos três primeiros meses deste ano, Capanema apresentou saldo de 157 empregos garantidos num cenário de retração nacional por conta da Covid-19. Enquanto as demais cidades registraram queda em novos postos de trabalho, Capanema manteve um número expressivo de empregos formais: em fevereiro foram 5.755 vagas, enquanto que em março se registrou o maior estoque vagas, de 5.773 empregos - um saldo de 18 vagas.

Oportunidades - Há mais de dez anos trabalhando no ramo de floricultura, Irene de Souza Furtado, 52, é um exemplo de como a pandemia da Covid-19 abriu novas oportunidades de negócios mesmo diante de um cenário de retração da economia, mas que em Capanema se mostrou diferente.

Ela conta que no início da pandemia foi difícil para todos. A empresária viveu o dilema entre ficar em casa na prevenção da doença e a obrigação de cumprir com os compromissos com fornecedores. Mas Irene fez diferente e usou as redes sociais para divulgar a loja localizada na avenida Barão de Capanema. "Cheguei a ir para a casa, me recolher e tivemos cautela, mas tínhamos contas a pagar. Comecei a atender com o uso das redes sociais e mostrando a importância do cultivo de plantas como terapia. Eu me surpreendi. Foi uma estratégia que surgiu", lembrou a empresária.

Mas se o empresariado buscou a reinvenção nos negócios, o cenário do novo coronavírus não foi empecilho para Bruna Jaqueline Leão, 26, garantir uma nova chance no mercado de trabalho. "Entreguei vários currículos no comércio e veio essa oportunidade pelo Sine. Estava sem expectativa devido ao período de pandemia, mas surgiu a vaga e tem me ajudado muito na renda familiar. Estou empregada há três meses", disse a operadora de caixa.

A realidade relacionada à empregabilidade capanemense foi divulgada nesta semana pela edição de julho do boletim estatístico da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo (Seicomtur).

Emprego e renda - O prefeito Chico Neto atribui o destaque de Capanema, no contexto da região dos Caetés, em relação à geração de empregos durante o primeiro trimestre, a um conjunto de fatores, sobretudo pela efetiva política de geração de emprego e renda. "Desde o início de nosso trabalho, conforme o nosso programa de governo, mantivemos a condição da geração de emprego e renda para redução da violência em Capanema. Monitoramos esse e demais aspectos de nossa gestão e o problema da segurança pública se mostrou com um dos maiores. Assim, incrementamos uma política pública séria, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, de geração de oportunidades no mercado de trabalho", explicou o prefeito.

Infraestrutura e atração - Chico Neto revelou ainda o investimento forte em infraestrutura e urbanização com serviços de pavimentação e até melhoria dos terminais e sendo fundamental para atrair empresas e empreendimentos responsáveis pela geração de novos postos de trabalho. "Paralelo à nossa política de geração de emprego investimos na infraestrutura da cidade, determinante para atrair grupos empresarias de projeção nacional e regional, que têm chegado à cidade sob a perspectiva de geração de novos empregos", assegurou. "Capanema se destaca ainda pela facilidade do diálogo entre empresariado e prefeitura, e também por todo apoio à implantação de importantes empreendimentos empresariais", finalizou o gestor.

Dianteira - O estudo do Caged/MTE já demonstrava que as cidades de Salinas, Capanema e Bragança representavam, em janeiro de 2020, 71,18% dos 17.922 postos de trabalho de toda área do Caeté. Contudo, Capanema surgiu na dianteira com 5.616, seguida por Bragança e Salinas com, respectivamente, 4.458 e 2.638 empregos formais. Todavia, a cidade bragantina, em segundo lugar em número de ofertas de emprego, possui 127.686 habitantes, ou seja, quase o dobro da população de Capanema, que é de 69.027.

O titular da Seicomtur, Marcelo Pierre, acredita que o planejamento feito pela gestão municipal foi importante para se enfrentar as crises provocadas pela Covid-19. "Já vínhamos numa crescente e sabemos que estimular a vinda de comércios é uma estratégia fundamental para garantir trabalho aos moradores, muito mais em período de pandemia. Estamos próximos de inaugurar empreendimentos do setor de supermercados e de uma grande rede de lojas", disse entusiasmado o titular da Seicomtur.

#Município 17/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO COLETIVA FALOU DA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Na manhã do dia 17 de Maio, os meios de Comunicações de nossa cidade fizeram uma coletiva com os coordenadores do evento, respectivamente a Secretaria de Assistência Social por meio do CREAS na pessoa do seu coordenador Marcio dos Santos e com o apoio do Secretário Fabio Braun da Secretaria de Comunicação Social. Na sexta-feira grande caminhada, com início às 8:00h na Praça Magalhães Barata.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O dia 18 de Maio foi estabelecido como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o disque Denúncia Nacional, de número 100. A Campanha é permanente.


Faça Bonito! Faça parte do Time da Defesa!


CREAS – 98429-6093
Governo do Trabalho em ação.



POR ADRIANE CASTRO
#Município 06/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SECRETARIAS DE OBRAS E MEIO AMBIENTE ESCLARECEM A POPULAÇÃO QUANTO AOS ALAGAMENTOS E COLETA DE LIXO. O Secretário de Obras Elmir Saad e o Secretário de Meio Ambiente, Élcio Ribeiro, concederam uma entrevista na Prefeitura de Capanema para esclarecer as medidas que estão sendo realizadas para tratar e prevenir alagamentos registrados na cidade, bem como a coleta de lixo e entulhos. O Secretário de Comunicação Fabio Braun também acompanhou a coletiva.


O Secretário Elcio fez questão de ressaltar que as obras de limpeza dos canais e locais de drenagem de água são de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que já está trabalhando na limpeza dos canais e pontos de alagamentos com cerca de 120 homens distribuídos em 8 equipes.

“É um trabalho intenso e estamos fiscalizando para que tudo possa ocorrer da melhor forma possível para resolver problemas históricos em nossa cidade” disse Élcio.

Ainda segundo o secretário, já podem ser percebidos grandes avanços no combate aos alagamentos. “Quando assumimos, Capanema tinha cerca de 14 pontos críticos e atualmente há somente 3 pontos críticos e já temos projetos para fazer um trabalho mais elaborados para resolver o problema com a utilização de dragagem e outros recursos” explicou.


O Secretário de Obras, Elmir Saad, explicou que Capanema fica localizada em uma região abaixo do nível do mar que torna a cidade ainda mais propicia para alagamentos, principalmente pelo crescimento urbano desordenado que aconteceu nos últimos anos. “Apesar de todas as dificuldades naturais da cidade, nossa equipe está imbuída para tornar nossa cidade cada vez melhor e livre dos alagamentos. Nossa equipe tem a responsabilidade de recolher os entulhos gerados nas limpezas realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente. É um importante trabalho conjunto em prol da população”. Relatou Elmir.

“Em relação a coleta do lixo é importante ressaltar que está ocorrendo de forma normal com ou sem chuva. Nós pedimos apenas que a população colabore não colocando seus lixos nas vias fora dos horários de coleta. Estamos fazendo nossa parte e contamos com o apoio da População.” Finalizou o Secretário.

O Secretario Fabio Braun explicou que o projeto “CATA TRECO”, que tem o objetivo de tirar dos quintais e vias entulhos que possam acumular água, idealizado pelo Prefeito e Primeira Dama está em plena atividade. “A população precisa ficar atenta a nossa programação e contribuir para uma Capanema sempre livre da Dengue”, ressaltou o secretário.

A Prefeitura de Capanema e a Secretaria de Comunicação - SECOM informa que o projeto do CATA TRECO estará dia 17 de Fevereiro nos Bairros de Nazaré, Santa Luzia e Inunssum.
#Município 14/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO CERIMONIA DA UFRA MARCA A FORMATURA DA 1ª TURMA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPOS DE CAPANEMA E DO PARÁ A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, realizou nesta quarta-feira, 13, a cerimônia de formatura da primeira turma de Ciências Biológicas do Campus Capanema e do Pará, com 30 formandos. O Evento contou ainda com a formatura 03 formandos do curso de Administração e 01 de Ciências Contábeis. A Vice Reitora em exercício Professora Doutora Janae Golçalves presidiu a mesa de autoridades e outorgou o grau superior aos alunos, na cerimônia ocorrida no Auditório Frei Leônidas Vavassori, em Capanema.

Também compuseram a mesa o Pró-Reitor de Extensão da UFRA, Eduardo do Vale Lima; a Pro Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UFRA, Maria de Nazaré Martins Maciel; o Coordenador do Curso de Administração da UFRA Capanema, Artur Vicente da Costa; O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UFRA Capanema, Rosival Brito; A Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da UFRA Capanema e paraninfa da Turma, Juliana Simão Nina de Azevedo; O Diretor da UFRA Campus Capanema, Fernando Sergio Valente Pinheiro; representado a Secretaria Municipal de Educação, Celina Farias e, representando o Prefeito de Capanema, o Secretário de Comunicação Fabio Braun.
A reitoria da UFRA anunciou que está previsto o curso de Direito para o ano de 2019, o primeiro da instituição no interior do estado. Atualmente o Campus de Capanema tem 06 cursos, até 2025 a previsão é que sejam 29 Cursos.

Para o secretário de Comunicação Fábio Braun, a graduação sempre é marcada pela superação de obstáculos e o sentimento de missão cumprida. "A prefeitura de Capanema esta honrada em poder participar de mais um evento da UFRA, pois sabemos que isso mostra o grandioso trabalho que vem sendo feito para que cada vez mais engrandeça a nossa cidade e nordeste do estado. O prefeito assume o compromisso de estar ombreado a UFRA em prol do desenvolvimento educacional em Capanema e na Região, inclusive continuará dando total apoio a instituição”, afirmou o Secretário.
#Planejamento 13/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RECEBEM CAPACITAÇÃO. Os servidores tiveram acesso a conhecimentos do que há de mais moderno na comunicação atual.
www.capanema.pa.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 20:51:36