CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 29/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA CAPACITA PRODUTORES RURAIS PARA RECEBEREM PROJETO DE PISCICULTURA EM CAPANEMA GOVERNO DO TRABALHO
#Agricultura 19/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA SECRETARIA DE AGRICULTURA INICIA MECANIZAÇÃO DE TERRAS PARA PRODUTORES RURAIS. Máquinas preparam o solo para o plantio de feijão caupi.
#Agricultura 24/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA SEMAGRI CRIA CANTEIROS DE MUDAS DAS MANIVAS POTI Governo do Trabalho.
#Agricultura 10/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA AÇÕES DA PREFEITURA DE CAPANEMA FORTALECEM A AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO. GOVERNO DO TRABALHO
#Agricultura 04/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA SEMAGRI CONSOLIDA AÇÕES PARA 2018
A Secretaria de Agricultura de Capanema na pessoal de seu Secretário Oscar Ishii, em reunião nesta sexta-feira dia 04 de Maio com os representantes das Associações de Produtores Rurais de Capanema, para tratar dos seguintes assuntos: Plano safra 2018 de feijão, Distribuição de Manivas, Programação de Escavação de Açudes e receber demandas das Associações para 2018.


Com a presença do Prefeito Municipal Chico Neto, do Secretário de Agricultura Oscar Ishii, do Secretário de Obras Elmir Saad Leite, do Agente Distrital de Tauari Benedito Walter, do Agente Distrital de Mirasselvas Lindomar Silva e dos representantes das Associações, deu-se início a reunião, onde foram discutidas as Ações para o ano em curso.


As referidas Ações começam a partir do mês de maio e junho, quando se inicia o preparo da terra para o plantio do feijão caupi; onde os Produtores Associados serão contemplados com 2 (duas) horas para a gradeação de duas à três tarefas por Produtor; que corresponde a 1 (um) hectare, e vale ressaltar que todo custo será de responsabilidade da Prefeitura Municipal.


As ações envolvem a criação de campos de multiplicação de sementes de maniva resistente a podridão das raízes, e a maniva a ser cultivada será é a BRS POTY. Serão implantados nos quatro polos, campos de multiplicação equivalente a 1 (um) hectare cada.


Dentro das perspectivas espera-se atender cerca de 1.200 (hum mil e duzentos) Produtores dentro de 1.200 (hum mil e duzentos) hectares.
Ainda com a chegada de 02 (duas) retroescavadeiras, o Prefeito Chico Neto garantiu a escavação dos açudes prometidos em campanha; assim a SEMAGRI cumpre seu papel junta a população da Zona Rural com apoio total do Governo do Trabalho.


POR ADRIANE CASTRO
#Agricultura 21/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CAPANEMA RECEBE EMENDA PARLAMENTAR DO DEPUTADO FEDERAL HÉLIO LEITE Na manhã deste sábado dia 21 de Abril, dia de Tiradentes, Capanema recebeu uma retroescavadeira fruto de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Hélio Leite. Estiveram presentes além do Deputado Hélio Leite, o Prefeito Chico Neto, o vice Claudionor Moreira, o Prefeito de Ourém Junhão, o Prefeito de São João de Pirabas Tonhão, o presidente da Câmara de Vereadores de Primavera Paulinho, secretários municipais e vereadores de Capanema. O Deputado Hélio Leite tem contribuído muito com o governo Chico Neto, com Emendas Parlamentares que beneficiam a população capanemense. A vinda dessa máquina beneficiará a Agricultura Familiar, principalmente na escavação dos 500 açudes previstos no plano do Governo do Trabalho. As pessoas que irão receber esses açudes em suas propriedades já passaram por um treinamento do SENAR, especificamente na área da aquicultura. Futuramente teremos peixes acessíveis monetariamente e de qualidade, fala-se até em exportação. A outra retroescavadeira já se encontra em Capanema, é fruto de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Wladimir Costa, que em breve será feita entrega.


Por Adriane Castro
#Agricultura 28/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA GOVERNO DO TRABALHO REALIZA COM SUCESSO A FEIRA DO PEIXE POPULAR 2018 Na manhã da quarta-feira, dia 28 de março, a Prefeitura Municipal de Capanema por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou a Feira do Peixe Popular 2018.

Na abertura estiveram presentes o Prefeito Municipal Chico Neto, os Secretários Municipais: Oscar Ishii, Valdemir Martins, Valry Moraes, Elmir Saad, Marli Vieira, Marcelo Pierry, Fábio Braun, Elcio Ribeiro, Socorro Resueno, como também os Vereadores Rubens Anselmo, Luis Gomes e Gerson Serra.

O objetivo da Feira do Peixe Popular é ofertar para a população, o pescado com preço popular e garantir o abastecimento de peixe fresco durante as comemorações da Semana Santa.

Para que os consumidores possam comprar o peixe fresco e de qualidade, a Prefeitura disponibilizou três pontos de vendas, atendendo assim a zona urbana no dia 28 e a zona rural no dia 29 , simultaneamente nos Distritos de Tauari e Mirasselvas. Esta iniciativa através de nosso Gestor, quer contribuir para que a comercialização de pescado seja feita de forma direta, sem atravessadores, entre produtores de pescado e os consumidores, o que reduz o custo final para a população.

Ao todo foram comercializados mais de duas toneladas dos seguintes peixes: corvina, serra, xareuzinho, gó, caíca, dourada, tambaqui e tilápia.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPANEMA-GOVERNO DO TRABALHO.

Por Adriane Castro
#Desenvolvimento 15/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA COMUNIDADE DO MATA SEDE GANHA SERVIÇOS DE MELHORIAS Os Moradores da Localidade do Mata Sede ganharam nesta semana vários serviços de melhorias, através da
prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Urbanismo, Obra e Viação- SUOV, que esteve realizando os serviços de alargamento das vicinais, limpezas, e terraplanagem, melhorando e muito a vida dos moradores que trafegam diariamente por aquele trajeto.

Prefeitura Municipal de Capanema-Governo do Trabalho

Por Adriane Castro
#Agricultura 15/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ENTRADA DE CAPANEMA GANHA PLANTIO DE IPES ROSA ORNAMENTAL #GovernoDoTrabalho
#Agricultura 27/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE CAPANEMA REALIZA CURSO DE PRODUÇÃO DE MUDAS E SEMENTES PARA PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR. #GovernoDoTrabalho
#Agricultura 26/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE CAPANEMA REALIZA A 3ª ENTREGA DE RECIBOS DO CAR (CADASTRO AMBIENTAL RURAL) #GOVERNODOTRABALHO
#Agricultura 23/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PREFEITURA DE CAPANEMA RECEBE EQUIPE DO COIMP A reunião aconteceu no auditório da UFPA e teve a presença de técnicos do Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses - COIMP; do Secretário de Agricultura, Oscar Ishii; do Secretário de Meio Ambiente, Élcio Ribeiro; do Vereador Gerson Serra; dos agentes Distritais de Mirasselvas e Tauari, Lindomar Silva e Benedito Walter; de técnicos das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente; de representantes de associações, produtores rurais e da EMATER.

O encontro teve como objetivo levar aos produtores informações sobre o Pronaf Florestal o qual proporciona crédito para investimentos em sistemas agroflorestais, e por meio do qual é possível financiar investimentos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos, obras de irrigação, florestamento e reflorestamento, formação de lavouras permanentes, proteção e recuperação do solo, entre outras iniciativas. Os agricultores podem elaborar um projeto e ser beneficiados com um financiamento de até R$ 38.500,00 dependendo do empreendimento financiado e do grupo no qual o beneficiário está enquadrado.

Na oportunidade, os técnicos da COIMP discutiram a possibilidade de Capanema ser beneficiada pelo Programa fundo da Amazônia do BNDES. Na Região Amazônica, serão apresentados 10 projetos, um deles será selecionado e receberá um investimento estimado em R$3.111.000,00.
Capanema está se credenciando para participar do pleito e para isso uma reunião será realizada entre os órgãos envolvidos afim de fazer um levantamento da demanda do município e apresentá-la a equipe do COIMP que ficará responsável pela elaboração e apresentação do projeto.
Caso Capanema seja contemplada, receberá um projeto que prevê 200 hectares de fruticultura de Cacau e Cupuaçu, a implantação de uma indústria de beneficiamento de polpa de frutas e uma fábrica artesanal de chocolate.
www.capanema.pa.gov.br
Emitido dia 18/04/2024 às 00:37:49