"O marco incial do povoamento foi o sítio Arapeua.
O nome do rio Capanema e da Vila de Capanema foi dado também em homenagem a Guilherme Schüch, o Barão de Capanema. Homenagem pois era à beira do rio, com sua equipe, descansava nos intervalos de trabalho e a Vila foi devido a construção da rede telegráfica.
O Barão era mineiro, da freguesia de Antônio Pereira (Município de Ouro Preto), nascido em 1824, filho do austríaco Rochus Schüch integrante da comitiva da Imperatriz Maria Leopoldina de Áustria. Estudou engenharia na Escola Politécnica de Viena e voltou ao Brasil com todas as credenciais. Sob os auspícios do imperador, Schüch em 11 de maio de 1852 fundou o Telegrapho Nacional, sendo o primeiro e único diretor."
Fonte: Wikipedia
"Fundado no sítio Arapeua, marco incial do povoamento, seus primeiros habitantes foram naturais do próprio Estado.
As injunções políticas da época fizeram com que, em 1900, fosse extinto o Município de Quatipuru e seu território anexado ao dos municípios de Salinópolis e Bragança. Quanto à restauração, ocorreu em 1902, ano em que foi criado o distrito de Capanema. A partir de 1908, a sede do Município de Quatipuru passou a denominar-se Siqueira Campos, voltando à primitiva denominação dois anos depois.
Em 1938, o topônimo foi mudado para Capanema."
Fonte: IBGE
Nossa história começou em 1910
A criação da rede telegráfica, a necessidade de integração da região Bragantina à capital, a migração dos nordestinos fugindo da seca e a vida urbana são alguns dos elementos decisivos para a criação e consolidação de Capanema. A cidade surgiu em 1910 quando Guilherme Schüch, o Barão de Capanema, mineiro da freguesia de Antônio Pereira (Município de Ouro Preto), nascido em 1824, integrante da comitiva da Imperatriz Maria Leopoldina de Áustria, aqui se estabeleceu devido a construção da rede telegráfica.
Localizada em uma posição estratégica no Nordeste Paraense há uma cidade com 614,693 m² de extensão rica em calcário e cercados por igarapés de água geladas. Estamos falando de Capanema, município conhecido como a terra do cimento, a terra de mulheres bonitas e a cidade pólo da região do Nordeste do Pará.
Sem informações até o momento
Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Capanema, pela lei municipal nº 832, de 2410-1902, subordinado ao município de Quatipuru.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Capanema figura no município de Mirasselvas.
Pela lei estadual nº 1802, de 04-11-1919, o distrito de Capanema passou a ser a sede do município de Quatipuru.
Pelo decreto estadual nº 68, de 27-12-1930, sede de Capanema passou a denominar-se Siqueira Campos.
Pelo decreto estadual nº 817, de 30-12-1932, Capanema volta a condição de distrito e volta a ser sede do município de Siqueira Campos.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Siqueira Campos é constituído do distrito sede. Capanema (sede). Siqueira Campos.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937, o município é constituído de 5 distritos: Siqueira Campos, Mirasselvas, Primavera, Tauari e Quatipuru.
Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, de Siqueira Campos voltou
a denominar-se Capanema. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: Capanema, Mirasselvas, Primavera, Quatipuru e Tauari. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-19161, desmembra do município de Capanema os distritos de Primavera e Quatipuru. Para formar o novo município de Primavera. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distrtios: Capanema, Mirasselvas e Tauari. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica municipal
Pelo decreto estadual nº 68, de 27-12-1930, o Distrito de Capanema passou a denominar-se Siqueira Campos. Pelo decreto estadual nº 2972, de 31-03-1938, o Município de Siqueira Campos voltou a denominar-se Capanema.
Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Etimologia:
A origem do nome Capanema se deu por ocasião da construção da rede telegráfica construída pelo engenheiro Guilherme Schüch, o barão de Capanema.
HINO
HINO DE CAPANEMA - PARÁ
Autora: Prof.ª Rosalina Marques da Silva Favacho
Foste chamada Siqueira Campos
Há alguns anos atrás
Cidade com habitantes
Que têm coragem até demais
Vigor e energia, inteligência e ficaz
Povo sadio e altaneiro
É tradição de brasileiro
Tua mata verde cinzento
E o teu povo a educar
A cultura aqui se expande
Analfabeto em ti não há
Na ligação Norte Nordeste
Tomaste o primeiro lugar
Mostraste ao viajante
Grande riqueza que em ti há
Guardaste teu solo fértil
Pra dar ao povo varonil
Construção de edifícios
Isto é cimento do Brasil
Capanema está vibrando
Se destacando no Pará
Os jovens e os adultos
Sempre unidos a trabalhar
BRASÃO
BANDEIRA